Foi lançado nesta quarta-feira (30) o Pet Levado a Sério, considerado o maior programa estadual de castração animal já realizado no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), e tem como foco o controle populacional de cães e gatos por meio da castração e microchipagem, além de ações educativas e de capacitação de gestores municipais.
Com investimento total de R$ 18 milhões, o programa atenderá 281 municípios com até 100 mil habitantes, o que representa 95% do território catarinense. A previsão é de que 90 mil castrações sejam realizadas entre os anos de 2025 e 2026.
Os recursos serão reados diretamente aos municípios por meio de convênio simplificado, com valores proporcionais à população, seguindo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um exemplo é o município de Concórdia, que receberá R$ 350 mil para realizar 1.750 castrações.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein, a castração é uma ferramenta essencial para o bem-estar animal, redução do abandono e prevenção de doenças. Além disso, o programa também visa reduzir riscos à saúde pública, como a transmissão de zoonoses.
O edital com as regras para adesão dos municípios será publicado nos próximos dias no site da SEMAE. Após a publicação, as prefeituras terão 60 dias para se inscrever, mediante apresentação de um Termo de Compromisso, descrição da coordenação técnica e o projeto a ser executado. Os municípios contemplados também receberão capacitação técnica para garantir a efetividade e ética das ações.